Quem Somos

A ILEARN50+ é uma rede que une os programas educativos voltados para seniores em todo o mundo, com a finalidade de produzir e compartilhar conhecimentos sobre práticas educativas que favoreçam o aprimoramento e atuação de instituições e organizações.

Constitui-se como um elo entre os diferentes tipos de programas de aprendizagem ao longo da vida para seniores.

MISSÃO

Apoiar programas educativos para seniores ao redor do mundo e contribuir com práticas educativas inovadoras alicerçadas na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida e fundamentadas por evidências científicas e boas práticas internacionais, de modo a compartilhar saberes sobre os diversos elementos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem para seniores.

As nossas ações são articuladas em parceria com instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil, setores públicos e privados para fomentar uma rede colaborativa de práticas educativas para seniores.

A intenção de criar uma rede colaborativa de práticas educativas para seniores foi apresentada na I Conferência Científica Internacional de Projetos Educativos para Seniores, realizada nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2017, em Porto (Portugal). Esta Conferência foi idealizada pela Rede das Universidades Seniores (RUTIS) de Portugal, presidida pelo Dr. Luis Jacob, com a finalidade de divulgar os projetos educativos para seniores, promover a troca de experiências e saberes em Gerontologia, Educação e Inovação Social.

Foi formalmente estabelecida na II Conferência Científica no final de 2017 sob a denominação de Rede Internacional de Projetos Educativos para maiores de 50 anos (ILEARN50+) e constituída pelos seguintes membros fundadores:

Rede de Universidades da Terceira Idade

Universidade de la Coruña

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Federación Galega de Asociacións Universitarias Sénior

University of the Third Age in Technical University Zvolen

Confederación Estatal de Asociaciones y Federaciones de Alumnos y Exalumnos de los Programas Universitarios De Mayores

Desde então, a ILEARN50+ tem sido presidida pelo Dr. Luis Jacob e recebido apoio logístico e administrativo da RUTIS, com sede na cidade de Almeirim (Portugal).

A partir do ano de 2022, a ILEARN50+ atualizou suas propostas de atuação e ampliou o seu escopo de atividades. Novas metas foram estabelecidas para o crescimento da ILEARN50+.

VISÃO

Ser referência global de incentivo e aprimoramento dos programas educativos para seniores, reconhecido por apoiar as instituições, organizações e demais profissionais interessados no desenvolvimento de programas educativos para seniores alinhados ao paradigma da aprendizagem ao longo da vida, ao envelhecimento saudável e ativo.

VALORES

Compromisso

Compromisso com a prática educativa para seniores de forma dialogada, participativa e engajada. Quando as instituições e organizações valorizam a participação ativa dos seniores em seus próprios percursos de aprendizagem favorecem o envelhecimento saudável e ativo, atendendo as reais demandas, interesses e necessidades educativas deste público.

Inovação

Inovação na prática educativa é fomentar soluções criativas e produtivas para superar os desafios presentes no processo de ensino e a aprendizagem para os seniores. A inovação também se refere à adoção de práticas educativas que favoreçam a inclusão digital e, consequentemente, social dos seniores frente aos contextos cada vez mais tecnológicos, os quais permeiam nosso cotidiano e tem modificado nossas relações sociais.

Colaboração

Colaborar está relacionado à ação de apoiar a partilha e a produção de novos conhecimentos. Isso envolve o movimento de troca de informações entre as instituições parceiras, por meio de atitudes cooperativas que garantam o acesso e o maior alcance dos conhecimentos e práticas compartilhadas.

Aprendizagem ao longo da vida

Aprender por toda a vida em diferentes contextos educativos (formais, não formais e informais) e de maneira aprofundada e significativa, conectada aos valores pessoais e culturais de cada comunidade. Para os seniores, a aquisição de habilidades, competências e atitudes deve estar atrelada às condições favoráveis que os permitam visualizar e usufruir de todas as oportunidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida.

NEWSLETTER

O seu email foi subscrito com sucesso! Obrigada! Ops! Algo correu mail... Por favor confirme o email!

© Copyright 2022 iLearn50+